Alongamentos e sua importância!







Tá aí...
sempre me importo com o alongamento e nunca falamos nada a respeito...

antes do treino:

pode ser um alongamento mais vigoroso, e sendo assim, apesar de ter artigos versando sobre uma possível diminuição na capacidade de realizar força durante o treiamento, há 3 razões que acho fundamentais para que o façamos:


1. músculo bem alongado é músculo sadio, sendo assim, não custa maleabilizar e sincronizar as unidade contráteis em ordem de fazer o danado trabalhar por igual. Gosto de trabalhar com medicina baseada em evidencias e as vezes observo trabalhos que sao feitos para contestar determinados paradigmas do treinamento desportivo e que já na metodologia mostram ao que veio. Papel pessoal, aceita tudo. Leiam sempre a metodologia e se acharem falho, nem percam tempo. Na dúvida, usem o bom senso. Não treino sem ser alongado e não vou para casa sem ser alongado pós treino. Minhas três referencias em treinamento de alto desempenho são sinergicas nisso sem absolutamente terem conversado sobre: meus treinadores: Fernando Marques, Rogério e Morais e André Benício. TODOS os três sempre cuidaram da minha musculatura dessa forma independente do trabalho que faríamos. Sendo assim, prefiro ficar com as evidencias e o bom senso.

2. alongamento antes é uma forma de preparar as estruturas nervosas que fazem com que consigamos produzir força sobre determinados estímulos, nesse caso, as fibras do fuso muscular. Estas estruturas delicadas coordenam nosso equilíbrio, parte da nossa estereognosia e ainda mantem nosso musculo responsivo a rápidas estímulos de alongamento da fibra.

3. trabalhamos a nossa resposta do OTG, ou orgão tendinoso de Golgi, outra estrutura nervosa, mas que por sua vez tem de ser "educada" a nos deixar sofrer sobrecarga. Isso porque ela é sensível a tensão aplicada no tendão e desencadeia um reflexo de relaxamento quando esta tensão ultrapassa o que o seu corpo estabeleceu como limite (que é de longe o limite mecanico que voce tem a sua disposiçao para treinar...).

depois do treino:

Esta fase é delicada. Com o músculo aquecido e as estruturas nervosas favorecendo sobrecarga, o excesso de tração pode causar danos se fizermos alongamento de forma intensa sustentada. Embora exista este risco, o alomgamento provoca relaxamento pós-treino e isso deixa o musculo se refazer de forma mais eficiente, talvez até encurtanto o tempo necessário para nos recuperarmos.

EM TEMPO!
Sobre o alongamento durante o treinamento:

nesse caso o objetivo não é alongar a musculatura é ampliar a capacidade de deformação das proteínas contráteis (situação que convencionamos chamar de microlesão) em ordem de ampliar a resposta de recuperação, dessa forma, ampliando também a resposta do treino.

Como havia escrito, o músculo aquecido está mais maleável, logo, quando alongamos ele durante uma seção se treinamento, por exemplo alongar o peitoral por 8s após uma série de supino, estamos fazendo com que a miosina (proteína que se deforma) mantenha-se em deformação mas de uma forma passiva, quase como se complementássemos o exercício concêntrico-isométrico-excêntrico. É uma técnica para atletas com maior bagagem de treino. Isto porque a chance de se perder o passo e fazer uma distensao muscular que tire o atleta da sala de pesos por 3 a 6 semanas é grande... Imagine que se após o exercício o músculo ainda permanece maleavel, o quanto maleável ele está durante o exercício... usem com cuidado...

No response to “Alongamentos e sua importância!”

Postar um comentário