DESMISTIFICANDO A DEPILAÇÃO DEFINITIVA



Desde o advento das tecnologias a laser pessoas procuram clínicas de estética, plástica ou dermatologia para realizar a tão sonhada depilação definitiva. No imaginário destas pessoas está a realização do sonho de nunca mais usar os tradicionais métodos e permanentemente livra-se dos pêlos indesejáveis.
Infelizmente a mídia superestima às vezes propositalmente os resultados para causar um maior impacto comercial e promover artificialmente um produto. Isso com certeza aconteceu com as técnicas de depilação por luz pulsada (IPL) e laser.
Para entendermos as limitações do método precisamos entender como ele funciona.
O pêlo é uma estrutura formada por proteínas que são encaixadas a partir do folículo. Ele apresenta um crescimento, profundidade e espessura variáveis. Tem em sua haste a impregnação de pigmentos naturais que originam sua cor (melanina). Seu ciclo se realiza em fases: crescimento rápido (anágena), lento (catágena) e queda (telógena).
A luz pulsada e o laser quando emitidos penetram na pele, e encontrando o pigmento mais escuro do pêlo o aquecem muito rapidamente produzindo a destruição seletiva do folículo e das células que regeneram o pêlo. Isso só acontece devido a essa melanina dos pêlos, pois os equipamento são produzidos para ter uma alta afinidade por esse elemento. O folículo sofre maior dano térmico quando está na fase de crescimento rápido, nas outras fases o dano é menor.
Entendendo a complexidade de fatores que influenciam um bom resultado, posso afirmar com raríssimas exceções não existe depilação definitiva total a laser/ IPL.
E existem muitas situações que geram insucessos de tratamentos. Pessoas de pêlos claros e ruivos têm resposta temporária ou parcial, pessoas com pêlos brancos não tem resposta nenhuma. Pele muito bronzeada ou negra corre mais riscos de manchas e queimaduras.
Laser e luz pulsada não são maravilhosos, mas são a melhor técnica atualmente para redução progressiva e permanente de pêlos em pessoas com pelos castanhos a pretos e de peles claras ou levemente pigmentadas. É possível com algumas (4 a 6) sessões eliminar mais de 80% dos pêlos e ter períodos até de mais de 1 ano sem necessidade de realizar qualquer retoque. Sobram muito poucos pêlos e muito finos.
Acredite que já na primeira sessão os resultados serão bastante visíveis e a cada sessão melhorarão ainda mais.
Converse com o profissional que irá lhe atender, exija as informações e receba um bom diagnóstico. Só assim obterá resultados consistentes ou a contra-indicação para o tratamento. Informe-se sobre as novas tecnologias, pois são menos dolorosas e mais efetivas. Não acredite em promessas milagrosas, desconfie de equipamentos de baixa fluência e que necessitam de loções ativadoras, são ineficazes.
Os lasers mais seguros são os nd-yag 1064 e os IPL de filtros de corte acima de 640 nm; os lasers de alexandrita 755 e diodo 810 são os mais eficazes. Para pelos muito claros ou brancos não use laser ou IPL, só eletrólise funciona bem.
Não existe laser indolor, estes não funcionam. Há os que doem muito e os que doem, prefira os com resfriamento cutâneo, são os mais confortáveis. Use creme anestésico se você for muito sensível. Lembre-se: depilação a cera também dói muito e os pêlos voltam em 15 dias, quando não encravam.
Em áreas como virilha e axila não só os pêlos reduzem como também a textura, a cor e a suavidade da pele ficam muito melhores.
Faça um teste para ver como sua pele reage, assim evitará surpresas


No response to “DESMISTIFICANDO A DEPILAÇÃO DEFINITIVA”

Postar um comentário