A importância do sono





A melhor rotina, dieta e suplementação nunca irão compensar a falta de descanso, e o sono é a melhor forma de descanso, senão a única. Você pode seguir a risca a sua rotina de treino, e quanto mais intenso o seu treino e mais falho o descanso, piores serão os resultados, irônico não ?
Durante o sono, é produzido o hormônio do crescimento e ocorre um aumento na síntese protéica. Estes são apenas dois benefícios do sono. Também ocorre a restauração das células cerebrais o que é um aspecto muito importante para fisiculturistas.

Porque dormimos ?

O sono desencadeia várias funções vitais no corpo. Para fisiculturistas as principais funções são a repação de tecido muscular e outros tecidos do corpo e a subtituição de células velhas e mortas por novas e a mais importante, o descanso do cérebro. Sem o descanso correto, o seu treino na academia pode ter sido em vão.

Dormir por 8 a 10 horas por dia é a mesma coisa que ficar sem comer , e pode ser catabólico para o músculo. Por isso devemos fazer uma refeição extremamente rica em proteína antes de dormir, isto resolve o problema facilmente e de quebra aumenta a síntese protéica durante o sono. Alguns fisiculturistas adotam uma refeição no meio da madrugada, mas outros defendem que esta prática corta o sono profundo e com isso a liberação de hormônio do crescimento.

Cerca de 60 a 70% do hormônio do crescimento são liberados apenas durante o sono, e somente no estágio mais profundo. Dormir mal, ter insônia pode atrapalhar a qualidade do sono e arruinar a liberação de hormônio do crescimento.

Dormindo Adequadamente

As vezes todos nós passamos por dificuldades na hora de dormir. Quando finalmente caímos no sono, a qualidade deste pode ser insuficiente para nossas necessidades “anabólicas”. A seguir veja algumas maneiras para melhorar a qualidade de seu sono:

1. Nunca Durma Demais: Se você está acostumado a dormir 8 horas por dia, continue assim. Dormir demais as vezes pode quebrar este ciclo precioso do sono já conquistado. No dia seguinte pegar no sono será muito mais difícil.

2. Tome um Banho quente: Um banho quente pode soltar e relaxar o corpo, tornando uma ferramente excelente para melhorar o sono.

3. Exercício: Exercícios aeróbicos são muito bons para cansar e debilitar os níveis de energia de uma pessoa. E isto pode ter um impacto bom na hora de dormir, porém sessões de aeróbicos muito intensas a noite, podem ter o efeito oposto.

4. Evite Álcool e Cafeína a noite. A cafeína causa hiperatividade e vigilância, duas coisas que podem arruinar uma noite de sono. E o álcool bagunça totalmente os estágios do sono, impossibilitando uma boa noite de sono e a liberação do hormônio do crescimento.

5. Evite Pílulas para Domir: Estes podem ajudar a curto prazo, porém arruinam totalmente o seu ciclo de sono no futuro e ainda causam dependência psicológica da droga para conseguir dormir, mesmo que não seja necessária.

6. Ambiente Correto para Dormir: Durma em um ambiente fresco, ventilado e que não seja extremamente úmido.(Umidade excessiva pode atrapalhar o sono).

Conclusão

O sono correto é importante para todos, mas para nós fisiculturistas é uma tarefa vital para otimizar a recuperação muscular e preparar a mente para o próximo treino intenso.

Referências:

1. Colgan, M.(1993). Optimum Sports Nutrition. Advanced Research Press. USA.
2. Morin MD, Charles M.(1996). Relief from Insomnia: Getting the Sleep of Your Dreams. New York: Doubleday Main-street Books.
3. Broughton, Roger, Robert Olgivie(1992). Sleep, arousal and Performance. Birkhauser.
4. Hobson, J. Allan.(1995). Sleep. W.H. Freeman & Co. New York.

No response to “A importância do sono”

Postar um comentário